domingo, 3 de março de 2013

DENTRO DE UM MÊS, DENTRO DE UM ANO - DANS UN MOI DANS UN AN



1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,........... 





DENTRO DE UM MÊS, DENTRO DE UM ANO
Françoise Sagan, Record, Sem referência ao ano de publicação*.





O cê-cedilha da Françoise. Justifica o nome da autora,"Françoise", é o "cê-cedilha" de uma narrativa sutil, subliminar, atenta, psicologicamente visceral. Submete as personagens à constantes dias nebulosos, ácidos, verdadeiros, desnudados, linearmente imprevisíveis e frágeis ao fio da navalha.
Sartre o fazia longamente, Françoise o faz em frases secas - próximo da linguagem teatral - sem prejuízo de compreensão, pura carpintaria, onde o significado de um sim ou de um não, ganha ecos de uma nave de catedral, reverbera em ossos, carne, sangue e mente.
Numa França desnudada, após uma década do final da II Guerra, um flash atual, com o conteúdo do passado, onde a confiança e o amor estão sujeitos às atemporalidades, não só por uma Guerra, mas a ulterior tinta humana.
Belíssima narrativa, faz fácil o seu ofício. Com "Ç".

Vale a leitura.





Um comentário:

  1. "é a "cedilha" de uma narrativa sutil, subliminar, atenta, psicologicamente visceral. Submete as personagens a constantes dias nebulosos, ácidos, verdadeiros, desnudados, linearmente imprevisíveis e frágeis ao fio da navalha."
    Esta cedilha que "sublinha" a palavra, atentando o leitor para o todo, talvez pontue, ainda que na minha imaginação, para o fato de os "sites" e os endereços eletrônicos a desprezarem: tudo tem de ser rápido, sintético, pouco... afinal, a internet existe para "abreviar o tempo".?????

    ResponderExcluir